- Área: 442 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Hiroyuki Hirai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cidades suburbanas típicas são completamente baseadas no uso de automóveis. Vários edifícios, incluindo os shoppings centers, as lojas de varejo e restaurantes são posicionados ao longo das rodovias, com enormes placas no topo. Tal cenário evoca a imagem de uma página da web em uma tela de computador, cheio de banners chamativos. Nós não sentimos presença das pessoas nestes locais. O espaço urbano ao longo das estradas em cidades periféricas é agora transformado em uma interface bidimensional.
Projetamos um escritório de uma empresa de impressão cuja sede está situada na área da Grande Tóquio. O novo escritório situa-se em Suzuka. O programa inclui um escritório, um depósito, habitação da empresa e salas para hóspedes. A intenção da empresa é fazer com que este escritório se estabeleça na comunidade, além de garantir um ambiente agradável para os funcionários. Projetamos o escritório no piso térreo e as residências no segundo pavimento.
Como podemos viver confortavelmente na margem de uma rodovia?
Embora pareça difícil, existe espaços habitáveis atrás dos outdoors.
Pequenas cabanas (unidades habitacionais) foram construídos em cima do telhado do escritório. Cada cabana é aproximadamente do mesmo tamanho de um outdoor típico da área. A fachada frontal é bastante austera, sem janelas, ao contrário da fachada leste, que é bastante aberta, com grandes janelas para trazer muita luz natural. As cabanas foram revestidos com vários tipos de folhas de metal, com diferentes propriedades de reflexão. O céu e o ambiente circundante são refletidos na superfície e cenas da vida cotidiana são espelhadas. Esta é uma analogia à impressão, expressando o processo de entrada (informações) e de saída (imprimir em papel).
Esta é uma pequena "cidade", que agora está começando a prevalecer nesta comunidade por trás de outdoors banais. Eventualmente, estas "cidades" serão incorporadas a comunidade. A exibição de tais atividades vitais servirá como novos "outdoors" comunicando o potencial desta comunidade. Em vez de competir com as outras placas, esta "cidade" será gradualmente integrada na comunidade e se tornará um centro de atividades comunitárias.